segunda-feira, 6 de julho de 2009

Realidade Aumentada ou Verdade Misturada

Alexandre Veras

Sempre que uma nova tecnologia é desenvolvida, ela soa como uma nova descoberta.
Para os desprevenidos pode até ser vista com desdém - "para quê serve isso?" - mas para os envolvidos e interessados no assunto, a "descoberta" abre um leque de novas opções.
A Realidade Aumentada, até ontem, era uma linha de pesquisa dentro da ciência da computação que lida com a integração do mundo real e elementos virtuais. Mas hoje, mesmo estando em uma fase inicial de desenvolvimento e sabendo pouco sobre suas aplicações, ela faz qualquer um (sendo um nerd ou não), ficar de cara.

Vários segmentos já demonstram muito interesse pela tecnologia de Realidade Aumentada.
Recentemente a CuboCC lançou uma campanha do Doritos, com a utilização da nova tecnologia. Nas embalagens dos salgadinhos, imagens aparentemente sem nenhum sentido, mas que quando mostradas para a sua webcam, dentro do site da promoção, fazem com que um personagem, com movimentos próprios, salte para fora da embalagem como se tivesse vida própria - http://tr.im/qOgh .

A Sony tem um lançamento previsto para o começo de 2010 de um pequeno bichinho virtual (macaquinho) chamado EyePet que interage com movimentos dos jogadores. As imagens são demais e mostram o tamanho da novidade - http://tr.im/qOe0.
A RA vem como uma revolução para fabricantes de jogos, sites interativos e para criadores de animações. Mas não é só isso. Como a Realidade Aumentada ainda está chegando ao mercado, você poderá encontrar muitas ideias em processo de desenvolvimento e certamente muitas novidades aparecerão.

Lembro que, até pouco tempo, quando se via alguma coisa na TV, sem precisar ser um especialista, logo se percebia o que era real e o que era virtual. E, divagando um pouco, penso: como será quando a RA conseguir se combinar com a alta qualidade e competência dos poderosos programas de animação em 3D?
Com isso, logo poderemos estar vivendo num mundo onde será difícil diferenciar o que é mesmo real. Real e virtual, verdade e mentira. Tudo misturado.

O fato é que, entendendo ou não a tecnologia, você ainda vai ouvir falar muito dela e arrisco dizer que você vai ter que se adaptar a ela em algum momento.


Alexandre Veras é diretor de arte da revista Boemia e curandeiro substituto de sistemas operacionais semidanificados.
alexandre@paginatres.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário