terça-feira, 7 de julho de 2009

Qual maionese? Qualquer maionese.

E-mail do Zezé:

"Ju, tomei gosto"

Então, segue o próximo texto dele.

Por Zezé Brandão:

Há muito tempo atrás, quando ainda se amarrava cachorro com linguiça, rezavam as cartilhas de marketing que num comercial de TV, de 30 segundos, nos primeiros quatro já era obrigatório dizer o nome do produto anunciado. E nos seguintes 26 (segundos), o mesmo nome deveria ser repetido outras oito vezes. Assim, ao longo dos anos, guardamos nomes mágicos como Kollynos, Marlboro, Coca-Cola, Leite Ninho, Sabonete Lux, Colgate, Extrato de Tomate Elefante, Kellogs, Omo e por aí vai.
Mudaram os tempos, os conceitos, os penteados. E os comerciais. Recentemente, e acho que ainda está no ar, um comercial de maionese jura que a tão demonizada maionese tem só 40 calorias e que, portanto, o que se pensava ser um verdadeiro entope-veia não passa de inocentes colheradas de saúde. Sei lá, se há uma comprovação científica, a marca encontrou um “achado”: desdemonizar o que antes, para os saudavelmente corretos, era uma condenação.
O comercial então pergunta a uns e outros quantas calorias cada um acha que a tal da maionese tem. E, com grande impacto, as opiniões variam de 800 a mais de mil, até a grande surpresa da conclusão: só 40. E não é que em toda a parte final do comercial já não se fala mais a marca da dita cuja?
Terminados os 30 segundos, o próprio comercial nos leva a concluir que qualquer maionese tem baixa caloria – já que, sabemos, as fórmulas são idênticas para todas. Quando o marido liga para a mulher dizendo “que a maionese tá liberada” respiramos aliviados: podemos comprar a mais barata já que são todas mais ou menos iguais. Como o custo de mídia é altíssimo, a Hellmann's pagou a conta e a categoria agradeceu. Pois é, já não se amarram mais cachorros com linguiça como antigamente.

Zezé Brandão é publicitário, sócio da Limonada Publicidade e co-autor do livro A Vida Não é Um Limão, A Vida é Uma Limonada.

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