
Os livros do Novo Testamento estão em uma ordem diferente e incluem várias correções feitas a mão. Com algumas delas tendo sido feitas cerca de 800 anos depois dos textos terem sido escritos, de acordo com estudiosos que trabalharam no projeto para digitalização desta Bíblia. As mudanças feitas variam desde uma alteração em uma única letra até a inserção de sentenças completas. Além disso algumas passagens familiares, e muito importantes, estão ausentes do texto. Entre as passagens ausentes faltam algumas que falam sobre a ressurreição de Jesus.
Juan Garces, curador do projeto na Biblioteca Britânica, disse que não está surpreso em ver que o texto é diferente daquele que conhecemos hoje, já que a Bíblia foi modificada com o passar dos anos.
A digitalização facilita a leitura daqueles interessados em conhecer um texto tão antigo (com ferramentas como zoom, por exemplo) e também permite que os leitores destaquem uma palavra no meio do texto ou procurem por passagens específicas.
O manuscrito contém a Bíblia Cristã em grego, incluindo a cópia mais antiga já conhecida do Novo Testamento (o Vaticano possui uma cópia datada do mesmo período). Cópias antigas de porções individuais da Bíblia Cristã também existem, mas não como parte de um texto tão completo como esse.
O Codex Sinaiticus também inclui muito do Velho Testamento adotado pelos primeiros Cristãos gregos e também inclui livros não encontrados na Bíblia Hebraica classificada como apócrifa pelos Protestantes.
Veja o manuscrito clicando aqui e visite o site do projeto Codex Sinaiticus clicando aqui. (Fonte: www.baboo.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário