terça-feira, 10 de novembro de 2009

Geração sem historia

Hoje eu li um artigo que me chamou a atenção (via Run, Motherfucker, Run): diz que o mundo é feito de historias, lendas, contos, tradições. O artigo continua, dizendo que a internet apresenta os fatos soltos e espalhados para a gente, mas que não conta nem mantém as historias. Não passa adiante as tradições. Não guarda registros. E que esse quebra-cabeça de informações (olha um vídeo no YouTube, procura uma informação sobre ele na Wikipedia e twitta sobre o fato fechando a janela anterior antes de ver o filme até o fim) tem nos tornado cada vez mais desatentos e menos focados (olha eu escrevendo sobre o mesmo tema).

Diz um estudo que quando a gente recebe um e-mail enquanto trabalha, leva 24 minutos para voltar ao estado de atenção anterior (eu não sei quem faz esses estudos, nem como é que eles medem essas coisas - ondas alfa do cérebro? Piscar dos olhos? Enfim, eles medem).

O ponto chave é que o cerne da humanidade é feito de historias (sabemos de tudo aquilo que se tem registro, o resto é especulação), e que estamos nos tornando uma geração sem historia, imediata, mas sem futuro.

Achei genialmente assustador.

Que historias você pretende contar em 140 letras?


Juliano Brandão já foi engenheiro de áudio, é publicitário, interneteiro e twitteiro de primeira e nunca lembra qual foi a última legenda que usou para o seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário