terça-feira, 17 de novembro de 2009

Cuidado com as palavras: elas são muito perigosas.

Por: Zezé Brandão

A Visa Net, essa rede de pagamentos eletrônicos, mudou de nome. Agora se chama Cielo, para lembrar céu, que é para onde se sentem ir os consumidores que compram tudo o que lhes passa diante dos olhos – é só estender o cartão e pronto, a felicidade
está garantida (e o paraíso também).

Enfim, não é disso que pretendo tratar aqui, mas do uso das palavras escolhidas para o posicionamento da nova empresa no mercado. Como publicitário, sei que para se chegar a um conceito que resuma a missão, o relacionamento de uma marca com seu público, consumidor ou institucional, não é trabalho pouco. São idas e idas e vindas e vindas e reuniões agendadas e emergenciais, envolvimento de todos os níveis hierárquicos, do cliente e da agência, discussões bizantinas, noites em claro, pressão de todo tipo, enfim um deus-nos acuda, como se esse posicionamento a ser definido, consagrado, tornado pétreo, fosse mudar o mundo. Mas, ufa, um dia aquela meia dúzia de palavrinhas, mais uns conectivos, é aprovada lá em cima, na cúpula, onde ficam os deuses que mandam prender e mandam soltar. Rojões, champagne, talvez até uma promoção para o redatorzinho tímido que ordenou uns termos e transformou-os no posicionamento que explica, quase desenha, para o mercado o papel da nova empresa.

E eis que a Cielo chega e avisa com todas as letras: NOSSO FOCO É DAR MAIS VOLUME AO SEU NEGÓCIO.

E eu, ingênuo, que pensava que esse era justamente o posicionamento do Viagra, outro produto que também leva ao céu.

Mas, enfim, negócio volumoso, posicionamento, essas coisas são tudo farinha do mesmo saco (ops!) e eu não tenho, afinal, nada com isso – cada um põe seu foco no volume que achar mais conveniente. Mas que cada vez que eu for passar meu cartão eu vou pensar em outra coisa, ah, isso eu vou – e acho que não só eu, se aceitamos o princípio de que todo mundo só pensa naquilo.

Zezé Brandão é publicitário, sócio da Limonada Publicidadee co-autor do livro A Vida Não é Um Limão, A Vida é Uma Limonada.


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